O que é tráfego pago ?

Tráfego pago trata-se dos visitantes que chegam até um site, loja ou página por meio de anúncios publicitários em plataformas específicas. Ao contrário do tráfego orgânico, esse depende do investimento realizado para obter resultado. Então, é somente a empresa que paga para aumentar a visibilidade de suas páginas que gera o tráfego pago.

Entre as fontes de tráfego pago existentes, as mais conhecidas são o Google Ads (plataforma de anúncios do Google), Facebook Ads (plataformas de anúncios do grupo Facebook: Facebook, Instagram, Whatsapp).

Através delas é possível criar anúncios que ajudam a colocar o seu site em primeiro na página de resultados dos mecanismos de busca.

A cada anúncio que aparece nos resultados tanto do Facebook quanto do Google – identificados com a tag “Patrocinado” ou “Anúncio” antes da URL – só é ativado, quando o usuário busca pela palavra-chave atrelada a ele.

Assim que ele clica nesse anúncio, é automaticamente direcionado para a página de destino conectada a ele. E é dessa forma que o tráfego pago funciona.

A única desvantagem de gerar um anúncio para gerar tráfego pago é que, quando o dinheiro investido acaba, o anúncio sai do ar e não pode ser mais encontrado.

Com isso, é preciso usar outras estratégias do marketing digital para voltar a aumentar o número de visitantes do site em questão.

Por que investir no tráfego pago?

A resposta é: depende. Se quer ter resultados imediatos ou duradouros.

O tráfego pago pode gerar resultados imediatos e não requer tanto conhecimento técnico. Tudo o que você precisa é estudar o funcionamento das plataformas de anúncios, e claro, escolher para quais páginas quer levar mais visitantes.

Trabalhar com tráfego pago vale a pena caso se encaixe em uma das seguintes situações:

  • Não tem tempo para estudar SEO e produzir conteúdo relevante
  • Não tem uma equipe especializada em marketing de conteúdo
  • Criou seu site há pouco tempo e não consegue gerar um grande tráfego de visitantes para ele
  • Criar um site e quer ter certeza que ele vai ter visibilidade diante do público-alvo.

Outra vantagem do tráfego pago é que ajuda a aumentar a taxa de conversão, melhorando sua reputação online.

Ao contrário do que pensam, não é preciso investir rios de dinheiro para ter resultado em tráfego pago.

Funcionamento do tráfego pago

Para entendermos como funciona o tráfego pago, vamos detalhar a parte técnica do assunto.

Partindo dos anúncios, existem dois métodos para pagar para que eles sejam exibidos e possam levar tráfego para as suas páginas:

  • CPC (Custo Por Clique)
  • CPM (Custo Por Mil Impressões).

Como a ordem de exibição dos anúncios nos resultados de busca depende de um leilão entre aqueles que querem anunciar, é preciso optar por um desses métodos para dar seu lance.

Então, você pode pagar pelo clique que o usuário dá no seu anúncio (CPC) ou por aparecer mil vezes no resultado de busca (CPM).

A posição dos anúncios nos resultados depende do lance dado dentro da plataforma de anúncios.

  • CPC é o método mais indicado para levar tráfego real para as suas páginas, já que você só vai pagar pelos cliques que seus anúncios receberem
  • CPM é recomendado para quem quer ter maior visibilidade, pois o foco é fazer com que o anúncio apareça mais vezes.

Vemos que o objetivo de um é gerar clique e, de outro, simplesmente aparecer. Se ainda não tem certeza de qual é a melhor escolha para as suas campanhas online, o que recomendo é o seguinte:

  • Opte pelo CPC se sabe quanto quer gastar nessa estratégia de marketing
  • Escolha o CPM se acabou de criar seu negócio e quer ter mais visibilidade e posicionamento de marca.

Após definir o método, basta criar seu anúncio e fazer as configurações para que ele possa ser exibido para o público que deseja alcançar.

Dicas para melhorar a otimização com o tráfego pago

Conheça as necessidades da sua persona

Entender as dores da persona, qual linguagem ela usa e por quais canais mais busca informações, facilita o desafio de falar o que o público quer ouvir.

Faça anúncios verdadeiros

Todo anúncio deve ser objetivo e verdadeiro. Criar um anúncio que não cumpre o que promete só irá aumentar a taxa de rejeição da sua página de destino, deixando o desempenho do seu site ruim.

Por isso, é importante ter ética ao criar anúncios verdadeiros e ao evitar exageros ao citar a dor da persona.

Usar o público Lookalike para aumentar o alcance do anúncio para públicos parecidos

Lookalike pode ser traduzido como sósia, mas, no marketing digital, é um grupo de pessoas mais propensas a comprar seu produto por serem parecidas com seu público.

Deixe claro qual é a ação que espera do usuário

Para gerar tráfego pago, é preciso ter em mente a ação que espera que o usuário tome em seus anúncios.

Dessa forma, a pessoa impactada por eles vai se sentir menos perdida ao decidir se deve ou não ir para as suas páginas e se elas podem ter respostas para o que procuram.

Agora, você já sabe o que é, como funciona o tráfego pago e como tornar seus anúncios ainda mais efetivos. Lembre que cada fonte de tráfego é única. Anunciar no Facebook é diferente de anunciar no LinkedIn. Os interesses das pessoas que navegam por esses canais também variam.

Não é difícil aprender a mexer com o trafégo pago para otimizar suas campanhas , mas exige dedicação e conhecimento. Se quer aprender de forma simples e rápida, com conteúdo de qualidade clique aqui e saiba mais.

Então, quanto melhor estudar seu público e como interagem com essas fontes, mais assertivo será seu anúncio e maior o tráfego pago conquistado.

E ai, o que acharam do conteúdo ?! Espero que tenham gostado.

Até a próxima,

Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *