CPA, o que é e como aplicá-lo no marketing digital ?

CPA significa Cost Per Action (custo por ação), é um modelo de promoção favorito por webmasters e blogueiros mais experientes na hora de ganhar dinheiro na internet.

Este é um formato interessante, e beneficia tanto o anunciante quanto o afiliado, que é remunerado quando um determinado objetivo é atingido.

Várias plataformas trabalham com modelo de CPA mais simplificado, pois o único objetivo da ação é uma venda propriamente dita.

Mas o CPA não se limita somente a venda de cursos. Existem diversos objetivos que podem remunerar o afiliado, e o anunciante paga somente quando a ação esperada é atingida, por exemplo:

  1. Vendas diretas;
  2. Captação de leads;
  3. Conclusão de cadastros;
  4. Instalação de aplicativos e programas;
  5. Download grátis;
  6. Cupom de descontos;
  7. Assistir vídeo;
  8. Responder pesquisas;
  9. Jogar game online;

 

Modelos Comuns

Se você já ganha dinheiro com infoprodutos, é hora de diversificar seus ganhos com as diversas formas que o CPA oferece, e não precisa ser tão criativo para ter resultados, a única coisa que você precisa é gerar tráfego qualificado. Veja alguns modelos mais comuns do CPA:

CPA (Custo por ação) 

Esta é forma mais comum que conhecemos aqui no Brasil, o CPA se configura quando uma determinada ação é feita por um usuário, como por exemplo a venda de um infoproduto.

CPD (Custo por disparo)

Neste formato você é pago pela venda de campanhas de e-mail marketing para bases de leads qualificadas e segmentadas. Esta é uma ótima estratégia para afiliados que possuem lista gigantes, e que são engajadas e responsivas.

CPI (Custo por instalação)

Neste formato a remuneração é baseada na instalação de um aplicativo (mobile) ou de softwares e toolbars (web). Se você é usuário de sites de downloads, como o Baixaki, já deve ter sido impactado por esta ação.

CPL (Custo por lead)

Neste formato a sua comissão é paga quando o usuário realiza o preenchimento de formulários de cadastro, que por ser a captura de um simples e-mail até os mais complexos. Alguns anunciantes buscam essa opção para aumentarem sua base de cliente, e os formulários servem para segmentação e qualificação do público.

CPC (Custo por clique)

Seja pago por clique em banners, links de texto que direcionem o usuário para pagina de um anunciante. Tráfego qualificado e segmentado, campanha com o objetivo de aumentar o número de acessos, ideal para campanhas de branding.

CPM (Custo por mil visualizações)

A comissão é paga, a cada 1000 vezes que um banner é exibido. É indicado em campanhas que visam geração de tráfego e querem maior visibilidade da marca.

CPV (Custo por visualização)

A comissão é paga pela geração de view em canais de vídeos, como por exemplo no Youtube.

Espero que tenham gostado do conteúdo…

Até mais !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *